Pular para o conteúdo
Início » As diferenças e as semelhanças de alguns alimentos que são confundidos ou comparados, como batata e batata-doce, mandioca e mandioquinha, laranja e tangerina, etc.

As diferenças e as semelhanças de alguns alimentos que são confundidos ou comparados, como batata e batata-doce, mandioca e mandioquinha, laranja e tangerina, etc.

As diferenças e as semelhanças de alguns alimentos que são confundidos ou comparados, como batata e batata-doce, mandioca e mandioquinha, laranja e tangerina, etc.

Você já se confundiu na hora de comprar, cozinhar ou comer alguns alimentos, que parecem ou soam parecidos, mas que na verdade são diferentes? Você já se perguntou quais são as diferenças e as semelhanças entre esses alimentos, que podem ter nomes, formas, cores, sabores ou propriedades distintas ou similares? Neste artigo, vamos esclarecer as dúvidas e as curiosidades sobre alguns alimentos que são confundidos ou comparados, como batata e batata-doce, mandioca e mandioquinha, laranja e tangerina, etc. Acompanhe!

O que são alimentos confundidos ou comparados?

Alimentos confundidos ou comparados são aqueles que apresentam alguma semelhança ou relação entre si, mas que também possuem diferenças ou particularidades que os distinguem. Esses alimentos podem ser confundidos ou comparados por vários motivos, como:

  • O nome: é a forma como os alimentos são chamados, que pode variar de acordo com a região, o idioma, o costume, etc. Alguns alimentos podem ter nomes parecidos, que podem gerar confusão ou ambiguidade, como batata e batata-doce, mandioca e mandioquinha, laranja e tangerina, etc. Outros alimentos podem ter nomes diferentes, que podem indicar diferença ou semelhança, como abóbora e moranga, couve e couve-flor, maçã e pera, etc.
  • A forma: é o aspecto físico dos alimentos, que pode ser influenciado pelo seu tipo, pelo seu tamanho, pelo seu corte, etc. Alguns alimentos podem ter formas parecidas, que podem dificultar a identificação ou a distinção, como cenoura e beterraba, alho e cebola, tomate e pimentão, etc. Outros alimentos podem ter formas diferentes, que podem facilitar a reconhecimento ou a diferenciação, como banana e abacaxi, milho e arroz, uva e melancia, etc.
  • A cor: é a tonalidade ou a pigmentação dos alimentos, que pode ser determinada pela sua espécie, pela sua variedade, pelo seu estágio, etc. Alguns alimentos podem ter cores parecidas, que podem causar equívoco ou semelhança, como limão e lima, morango e framboesa, alface e rúcula, etc. Outros alimentos podem ter cores diferentes, que podem revelar contraste ou diversidade, como laranja e limão, cenoura e pepino, batata e batata-doce, etc.
  • O sabor: é a sensação gustativa dos alimentos, que pode ser influenciada pelo seu gênero, pelo seu cultivo, pelo seu preparo, etc. Alguns alimentos podem ter sabores parecidos, que podem provocar engano ou comparação, como mel e melado, queijo e requeijão, leite e iogurte, etc. Outros alimentos podem ter sabores diferentes, que podem demonstrar oposição ou complementaridade, como sal e açúcar, chocolate e baunilha, café e leite, etc.
  • A propriedade: é a característica ou a qualidade dos alimentos, que pode ser relacionada à sua composição, à sua função, à sua origem, etc. Alguns alimentos podem ter propriedades parecidas, que podem gerar confusão ou equivalência, como ovo e tofu, carne e soja, manteiga e margarina, etc. Outros alimentos podem ter propriedades diferentes, que podem mostrar distinção ou especificidade, como fruta e verdura, cereal e leguminosa, animal e vegetal, etc.

Quais são as diferenças e as semelhanças de alguns alimentos que são confundidos ou comparados?

Agora que você já sabe o que são alimentos confundidos ou comparados, e quais são os motivos que podem gerar essa confusão ou comparação, vamos conhecer as diferenças e as semelhanças de alguns desses alimentos, que podem ser de interesse ou de utilidade para você. Veja alguns exemplos:

  • Batata e batata-doce: são dois tubérculos comestíveis, que têm nomes, formas e cores parecidos, mas que são de espécies diferentes. A batata é da família das solanáceas, e tem a casca fina e lisa, e a polpa branca ou amarela. A batata-doce é da família das convolvuláceas, e tem a casca grossa e áspera, e a polpa branca, amarela, laranja ou roxa. A batata tem um sabor neutro e amiláceo, e é rica em carboidratos, potássio e vitamina C. A batata-doce tem um sabor adocicado e fibroso, e é rica em carboidratos, betacaroteno e vitamina A.
  • Mandioca e mandioquinha: são duas raízes comestíveis, que têm nomes e formas parecidos, mas que são de famílias diferentes. A mandioca é da família das euforbiáceas, e tem a casca marrom e grossa, e a polpa branca e dura. A mandioquinha é da família das apiáceas, e tem a casca amarela e fina, e a polpa amarela e macia. A mandioca tem um sabor neutro e amiláceo, e é rica em carboidratos, cálcio e fósforo. A mandioquinha tem um sabor adocicado e cremoso, e é rica em carboidratos, vitamina C e vitamina B6.
  • Laranja e tangerina: são dois frutos cítricos, que têm nomes, cores e sabores parecidos, mas que são de gêneros diferentes. A laranja é do gênero Citrus, e tem a casca laranja e grossa, e a polpa laranja e suculenta. A tangerina é do gênero Citrus ou Fortunella, e tem a casca laranja e fina, e a polpa laranja e suculenta. A laranja tem um sabor ácido e doce, e é rica em vitamina C, ácido fólico e potássio. A tangerina tem um sabor ácido e doce, e é rica em vitamina C, vitamina A e cálcio.
  • Cenoura e beterraba: são duas raízes comestíveis, que têm formas e cores parecidas, mas que são de famílias diferentes. A cenoura é da família das apiáceas, e tem a casca laranja e fina, e a polpa laranja e crocante. A beterraba é da família das quenopodiáceas, e tem a casca vermelha e grossa, e a polpa vermelha e macia. A cenoura tem um sabor adocicado e terroso, e é rica em betacaroteno, vitamina A e fibras. A beterraba tem um sabor adocicado e metálico, e é rica em ferro, ácido fólico e antioxidantes.
  • Alho e cebola: são dois bulbos comestíveis, que têm formas e sabores parecidos, mas que são de gêneros diferentes. O alho é do gênero Allium, e tem a casca branca e fina, e os dentes brancos e aromáticos. A cebola é do gênero Allium, e tem a casca branca, amarela ou roxa, e grossa, e os anéis brancos, amarelos ou roxos, e suculentos. O alho tem um sabor picante e forte, e é rico em alicina, enxofre e selênio. A cebola tem um sabor doce e suave, e é rica em quercetina, cromo e vitamina C.
  • Tomate e pimentão: são dois frutos comestíveis, que têm formas e cores parecidas, mas que são de espécies diferentes. O tomate é da espécie Solanum lycopersicum, e tem a casca vermelha, amarela ou verde, e fina, e a polpa vermelha, amarela ou verde, e suculenta. O pimentão é da espécie Capsicum annuum, e tem a casca vermelha, amarela, verde ou laranja, e grossa, e a polpa vermelha, amarela, verde ou laranja, e firme. O tomate tem um sabor ácido e doce, e é rico em licopeno, vitamina C e potássio. O pimentão tem um sabor doce ou picante, e é rico em capsaicina, vitamina A e vitamina B6.
  • Mel e melado: são dois produtos alimentícios, que têm nomes, cores e sabores parecidos, mas que são de origens diferentes. O mel é uma substância produzida pelas abelhas, a partir do néctar das flores, que tem a cor amarela, dourada ou âmbar, e a consistência viscosa e cristalina. O melado é uma substância produzida pelo cozimento do caldo da cana-de-açúcar, que tem a cor marrom, avermelhada ou preta, e a consistência pegajosa e opaca. O mel tem um sabor doce e floral, e é rico em frutose, glicose e enzimas. O melado tem um sabor doce e caramelizado, e é rico em sacarose, ferro e cálcio.
  • Queijo e requeijão: são dois produtos lácteos, que têm nomes, cores e sabores parecidos, mas que são de processos diferentes. O queijo é um produto obtido pela coagulação do leite, que pode ser de diferentes tipos, formas, texturas e maturações, dependendo do leite, do coalho, da salga, da prensa, etc. O requeijão é um produto obtido pela fusão da massa do queijo, que pode ser de diferentes consistências, cremosas ou sólidas, dependendo do leite, do soro, do creme, etc. O queijo tem um sabor salgado e variado, e é rico em proteínas, cálcio e gorduras. O requeijão tem um sabor suave e cremoso, e é rico em proteínas, cálcio e gorduras.
  • Leite e iogurte: são dois produtos lácteos, que têm cores e sabores parecidos, mas que são de estados diferentes. O leite é um líquido branco e opaco, que é produzido pelas glândulas mamárias dos animais, que pode ser de diferentes espécies, como vaca, cabra, ovelha, etc. O iogurte é um produto sólido ou pastoso, que é produzido pela fermentação do leite, que pode ser de diferentes tipos, como natural, saborizado, desnatado, etc. O leite tem um sabor doce e suave, e é rico em lactose, proteínas e cálcio. O iogurte tem um sabor ácido e refrescante, e é rico em lactobacilos, proteínas e cálcio.
  • Sal e açúcar: são dois produtos alimentícios, que têm formas e cores parecidas, mas que são de sabores e propriedades diferentes. O sal é um mineral cristalino, que é extraído do mar ou das rochas, que pode ser de diferentes tipos, como refinado, grosso, marinho, etc. O açúcar é um carboidrato cristalino, que é extraído da cana-de-açúcar ou da beterraba, que pode ser de diferentes tipos, como refinado, mascavo, demerara, etc. O sal tem um sabor salgado e realça o sabor dos alimentos, e é rico em sódio e cloreto. O açúcar tem um sabor doce e fornece energia aos alimentos, e é rico em glicose e frutose.
  • Chocolate e baunilha: são dois produtos alimentícios, que têm cores e sabores diferentes, mas que são de origens e propriedades parecidas. O chocolate é um produto obtido a partir da torra, da moagem e da mistura das sementes do cacau, que pode ser de diferentes tipos, como amargo, ao leite, branco, etc. A baunilha é um produto obtido a partir da secagem e da fermentação das vagens da orquídea, que pode ser de diferentes formas, como fava, extrato, essência, etc. O chocolate tem um sabor amargo e doce, e é rico em teobromina, flavonoides e magnésio. A baunilha tem um sabor doce e aromático, e é rica em vanilina, antioxidantes e potássio.
  • Café e leite: são dois produtos alimentícios, que têm cores e sabores diferentes, mas que são de combinações e propriedades complementares. O café é uma bebida obtida a partir da torra, da moagem e da infusão das sementes do cafeeiro, que pode ser de diferentes tipos, como expresso, coado, solúvel, etc. O leite é um líquido obtido a partir da ordenha dos animais, que pode ser de diferentes tipos, como integral, desnatado, semidesnatado, etc. O café tem um sabor amargo e estimulante, e é rico em cafeína, ácidos e antioxidantes. O leite tem um sabor doce e nutritivo, e é rico em lactose, proteínas e cálcio.

Conclusão

Neste artigo, vimos as diferenças e as semelhanças de alguns alimentos que são confundidos ou comparados, como batata e batata-doce, mandioca e mandioquinha, laranja e tangerina, etc. Vimos que esses alimentos podem ser confundidos ou comparados por vários motivos, como o nome, a forma, a cor, o sabor e a propriedade. Vimos que esses alimentos podem ter diferenças ou semelhanças que os distinguem ou os relacionam, de acordo com as suas origens, as suas características, as suas funções, etc. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para o seu propósito. Obrigado por ler até aqui, e até a próxima!

Deixa seu comentário abaixo depois dos anúncios.

Veja também artigos sobre:

Tecnologia no dia a dia

Receitas saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *