Pular para o conteúdo
Início » As histórias e as lendas por trás dos alimentos que têm nomes curiosos, como rabanada, quindim, biscoito da sorte e brigadeiro, e como eles foram criados e popularizados

As histórias e as lendas por trás dos alimentos que têm nomes curiosos, como rabanada, quindim, biscoito da sorte e brigadeiro, e como eles foram criados e popularizados

As histórias e as lendas por trás dos alimentos que têm nomes curiosos, como rabanada, quindim, biscoito da sorte e brigadeiro, e como eles foram criados e popularizados

Você já se perguntou por que alguns alimentos têm nomes tão curiosos, que às vezes não têm nada a ver com os seus ingredientes ou com a sua origem? Por exemplo, o que tem a ver uma rabanada com uma rabana, um quindim com um quindão, um biscoito da sorte com uma sorte ou um brigadeiro com um brigadeiro? Esses e outros alimentos que têm nomes curiosos escondem histórias e lendas fascinantes, que revelam como eles foram criados e popularizados. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas histórias e lendas, e descobrir os segredos por trás dos nomes curiosos de alguns alimentos. Acompanhe!

Rabanada

A rabanada é um doce feito com pão amanhecido, leite, ovos, açúcar e canela, que é frito e servido quente ou frio. É um prato típico da culinária portuguesa, que também é muito consumido no Brasil, principalmente na época do Natal. Mas por que esse doce se chama rabanada, se não leva rabana (um tipo de nabo) na sua receita? A origem do nome é incerta, mas existem algumas hipóteses, como:

  • O nome vem do latim rapinata, que significa “roubada”, pois o doce era feito com pão velho, que seria descartado ou roubado pelos pobres.
  • O nome vem do francês raboin, que significa “resto”, pois o doce era feito com sobras de pão, que seriam aproveitadas para não desperdiçar.
  • O nome vem do espanhol rabo de gato, que significa “cauda de gato”, pois o doce teria sido inventado por uma mulher que tinha um gato de rabo comprido, que sempre ficava perto da frigideira onde ela fritava o pão.

Quindim

O quindim é um doce feito com ovos, açúcar e coco ralado, que tem uma cor amarela e uma textura cremosa. É um doce típico da culinária brasileira, que tem influência africana e portuguesa. Mas por que esse doce se chama quindim, se não tem nada a ver com quindão, que é outro doce feito com ovos e coco? A origem do nome é curiosa, mas existem algumas versões, como:

  • O nome vem do quimbundo quindim, que significa “encanto” ou “coisa muito boa”, pois o doce era feito pelas escravas africanas, que usavam os ovos que sobravam das receitas das sinhás, e que encantavam os senhores de engenho com o seu sabor.
  • O nome vem do tupi quindim, que significa “bunda” ou “nádegas”, pois o doce teria sido inspirado na forma arredondada e dourada do bumbum das mulatas, que seduziam os homens com a sua beleza.
  • O nome vem do personagem Quindim, que era um rinoceronte de um livro infantil português, que tinha a pele amarela e o chifre branco, e que era muito querido pelas crianças, que batizaram o doce em sua homenagem.

Biscoito da sorte

O biscoito da sorte é um biscoito crocante em forma de meia-lua, que contém uma mensagem de sorte, sabedoria ou previsão do futuro dentro. É um biscoito típico da culinária chinesa, que também é muito consumido nos Estados Unidos, principalmente nos restaurantes chineses. Mas por que esse biscoito se chama biscoito da sorte, se não tem nada a ver com a sorte ou com o destino? A origem do nome é misteriosa, mas existem algumas teorias, como:

  • O nome vem do fato de que o biscoito era usado como um meio de comunicação secreta entre os rebeldes chineses, que lutavam contra a dinastia mongol no século 13, e que escondiam mensagens codificadas dentro dos biscoitos, que eram distribuídos nos templos budistas, onde os mongóis não entravam.
  • O nome vem do fato de que o biscoito foi criado por um imigrante japonês nos Estados Unidos, que se inspirou em um biscoito tradicional do Japão, chamado tsujiura senbei, que também continha uma mensagem dentro, mas que era usada para adivinhação, e não para sorte.
  • O nome vem do fato de que o biscoito foi inventado por um imigrante chinês nos Estados Unidos, que se aproveitou da curiosidade dos americanos pela cultura oriental, e que criou um biscoito com mensagens de sorte, sabedoria e previsão do futuro, que faziam sucesso entre os clientes.

Brigadeiro

O brigadeiro é um doce feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, que é enrolado em bolinhas e coberto com granulado. É um doce típico da culinária brasileira, que é muito consumido em festas de aniversário, casamentos e outras comemorações. Mas por que esse doce se chama brigadeiro, se não tem nada a ver com um brigadeiro, que é um oficial do exército? A origem do nome é divertida, mas existem algumas versões, como:

  • O nome vem do fato de que o doce foi criado por um grupo de mulheres que apoiavam a candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República em 1945, e que vendiam o doce nas ruas para arrecadar fundos para a campanha, com o slogan “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.
  • O nome vem do fato de que o doce foi criado por uma confeiteira que era fã do brigadeiro Eduardo Gomes, e que fazia o doce para homenageá-lo e para tentar conquistá-lo, pois ele era um galã da época, e que tinha muitas admiradoras.
  • O nome vem do fato de que o doce foi criado por uma cozinheira que trabalhava para o brigadeiro Eduardo Gomes, e que fazia o doce para agradá-lo e para agradecer-lhe pelos favores que ele lhe fazia, pois ele era um homem generoso e bondoso.

Conclusão

Os alimentos que têm nomes curiosos são aqueles que despertam a nossa curiosidade e a nossa imaginação, pois escondem histórias e lendas incríveis, que revelam como eles foram criados e popularizados. Neste artigo, conhecemos algumas dessas histórias e lendas, e descobrimos os segredos por trás dos nomes curiosos de alguns alimentos, como rabanada, quindim, biscoito da sorte e brigadeiro. Agora, cabe a você experimentar e se deliciar com esses alimentos, e conhecer outras histórias e lendas que envolvem a culinária. E você, conhece algum alimento que tem um nome curioso? Conte-nos nos comentários!

Deixa seu comentário abaixo depois dos anúncios.

Veja também artigos sobre:

Tecnologia no dia a dia

Receitas saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *