Pular para o conteúdo
Início » As histórias e as lendas por trás dos alimentos que têm nomes engraçados, como o bolo nega maluca, o bife à rolê, o quibebe e o virado à paulista, e como eles foram criados e popularizados

As histórias e as lendas por trás dos alimentos que têm nomes engraçados, como o bolo nega maluca, o bife à rolê, o quibebe e o virado à paulista, e como eles foram criados e popularizados

As histórias e as lendas por trás dos alimentos que têm nomes engraçados, como o bolo nega maluca, o bife à rolê, o quibebe e o virado à paulista, e como eles foram criados e popularizados

Você já se divertiu com os nomes de alguns alimentos que parecem não fazer sentido ou ter alguma relação com os seus ingredientes ou com a sua origem? Por exemplo, o que tem a ver um bolo nega maluca com uma mulher negra e louca, um bife à rolê com um passeio, um quibebe com um bebê ou um virado à paulista com um paulista virado? Esses e outros alimentos que têm nomes engraçados escondem histórias e lendas interessantes, que revelam como eles foram criados e popularizados. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas histórias e lendas, e descobrir os segredos por trás dos nomes engraçados de alguns alimentos. Acompanhe!

Bolo nega maluca

O bolo nega maluca é um bolo de chocolate simples, coberto com uma calda também de chocolate, que é muito fácil de fazer e delicioso de comer. É um bolo típico da culinária brasileira, que é muito consumido em festas de aniversário, cafés da tarde e outras ocasiões. Mas por que esse bolo se chama bolo nega maluca, se não tem nada a ver com uma nega maluca? A origem do nome é desconhecida, mas existem algumas hipóteses, como:

  • O nome vem do fato de que o bolo era feito por uma mulher negra que trabalhava em uma padaria, e que era muito alegre e divertida, e que fazia o bolo com tanto carinho e capricho que parecia maluca.
  • O nome vem do fato de que o bolo era feito por uma mulher branca que era casada com um homem negro, e que era muito apaixonada por ele, e que fazia o bolo para agradá-lo e para homenageá-lo, e que era chamada de nega maluca pelos vizinhos.
  • O nome vem do fato de que o bolo era feito por uma mulher negra que era muito famosa por suas receitas de bolos, e que era conhecida como nega maluca, pois tinha um jeito irreverente e original de cozinhar.

Bife à rolê

O bife à rolê é um prato feito com bifes finos de carne bovina, recheados com bacon, cenoura, cebola e outros ingredientes, que são enrolados e presos com palitos, e cozidos em um molho saboroso. É um prato típico da culinária francesa, que também é muito apreciado no Brasil, principalmente em almoços de domingo e em datas especiais. Mas por que esse prato se chama bife à rolê, se não tem nada a ver com um rolê, que é uma gíria para passeio ou diversão? A origem do nome é simples, mas existem algumas confusões, como:

  • O nome vem do francês roulé, que significa “enrolado”, pois o prato é feito com bifes enrolados em torno de um recheio, e não tem nada a ver com o verbo rolar ou com a gíria rolê.
  • O nome vem do português rolê, que significa “passeio” ou “diversão”, pois o prato era feito para ser levado em viagens ou piqueniques, ou para ser servido em ocasiões festivas e alegres, e não tem nada a ver com o francês roulé ou com o verbo rolar.
  • O nome vem do verbo rolar, que significa “girar” ou “movimentar”, pois o prato é feito com bifes que são girados e movimentados na panela, para que fiquem bem cozidos e saborosos, e não tem nada a ver com o francês roulé ou com a gíria rolê.

Quibebe

O quibebe é um prato feito com abóbora cozida e amassada, temperada com sal, alho, cebola, coentro e outros temperos, que tem uma consistência de purê e uma cor alaranjada. É um prato típico da culinária nordestina, que também é muito consumido em outras regiões do Brasil, principalmente no inverno e em festas juninas. Mas por que esse prato se chama quibebe, se não tem nada a ver com um quibe ou com um bebê? A origem do nome é indígena, mas existem algumas variações, como:

  • O nome vem do tupi kibebe, que significa “abóbora cozida”, pois o prato é feito com abóbora cozida e amassada, e não tem nada a ver com um quibe ou com um bebê.
  • O nome vem do guarani kiveve, que significa “abóbora amarela”, pois o prato é feito com abóbora amarela, que é a mais comum e a mais saborosa, e não tem nada a ver com um quibe ou com um bebê.
  • O nome vem do quimbundo kibebe, que significa “abóbora doce”, pois o prato é feito com abóbora doce, que é a mais nutritiva e a mais versátil, e não tem nada a ver com um quibe ou com um bebê.

Virado à paulista

O virado à paulista é um prato feito com feijão cozido e refogado, farinha de mandioca, linguiça, torresmo, ovo frito, couve e banana, que é servido em um prato fundo e acompanhado de arroz. É um prato típico da culinária paulista, que tem origem nos tropeiros que viajavam pelo interior de São Paulo, levando mercadorias e alimentos. Mas por que esse prato se chama virado à paulista, se não tem nada a ver com um paulista virado? A origem do nome é simples, mas existem algumas explicações, como:

  • O nome vem do fato de que o prato é feito com feijão virado, que é um feijão cozido e refogado com farinha de mandioca, que forma uma massa espessa e saborosa, que é virada na panela para ficar bem misturada e cozida, e que é típico de São Paulo, daí o à paulista.
  • O nome vem do fato de que o prato é feito com ingredientes virados, que são ingredientes que são fritos ou cozidos em uma frigideira ou panela, e que são virados de um lado para o outro para ficarem bem dourados e crocantes, e que são típicos de São Paulo, daí o à paulista.
  • O nome vem do fato de que o prato é feito com alimentos virados, que são alimentos que são consumidos no dia seguinte ao que foram preparados, e que são virados de cabeça para baixo para ficarem mais úmidos e macios, e que são típicos de São Paulo, daí o à paulista.

Conclusão

Os alimentos que têm nomes engraçados são aqueles que despertam a nossa curiosidade e o nosso humor, pois escondem histórias e lendas divertidas, que revelam como eles foram criados e popularizados. Neste artigo, conhecemos algumas dessas histórias e lendas, e descobrimos os segredos por trás dos nomes engraçados de alguns alimentos, como o bolo nega maluca, o bife à rolê, o quibebe e o virado à paulista. Agora, cabe a você experimentar e se deliciar com esses alimentos, e conhecer outras histórias e lendas que envolvem a culinária. E você, conhece algum alimento que tem um nome engraçado? Conte-nos nos comentários!

Deixa seu comentário abaixo depois dos anúncios.

Veja também artigos sobre:

Tecnologia no dia a dia

Receitas saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *