Pular para o conteúdo
Início » As origens e os significados dos nomes de alguns pratos típicos brasileiros, como feijoada, acarajé, moqueca e coxinha

As origens e os significados dos nomes de alguns pratos típicos brasileiros, como feijoada, acarajé, moqueca e coxinha

As origens e os significados dos nomes de alguns pratos típicos brasileiros, como feijoada, acarajé, moqueca e coxinha

A culinária brasileira é uma das mais ricas e diversificadas do mundo, fruto da mistura de influências indígenas, africanas, europeias e asiáticas. Cada região do país tem seus pratos típicos, que refletem a cultura, a história e os ingredientes locais. Neste artigo, vamos conhecer as origens e os significados dos nomes de alguns pratos típicos brasileiros, que são verdadeiros símbolos da gastronomia nacional.

Feijoada

A feijoada é um cozido de feijão preto com diversas partes do porco, como orelha, rabo, pé, costela, linguiça e bacon. É servida com arroz, farofa, couve refogada, laranja e molho de pimenta. É considerada o prato nacional do Brasil, sendo consumida em todo o território, principalmente às quartas-feiras e aos sábados.

A origem da feijoada é controversa e existem várias versões sobre ela. Uma delas afirma que a feijoada teria sido criada pelos escravos africanos, que aproveitavam as partes menos nobres do porco que eram descartadas pelos senhores. Outra versão diz que a feijoada seria uma adaptação de um prato português, chamado cozido, que levava feijão branco, carnes e legumes. Há ainda quem defenda que a feijoada seria uma invenção dos índios, que já cozinhavam o feijão com carne em panelas de barro.

O nome “feijoada” vem do substantivo “feijão”, que é a leguminosa mais consumida no Brasil. O sufixo “ada” indica um conjunto ou uma quantidade grande de algo. Portanto, feijoada significa um prato feito com muito feijão.

Acarajé

O acarajé é um bolinho frito de massa de feijão fradinho, temperado com cebola e sal. É recheado com vatapá, caruru, camarão seco, salada e pimenta. É um dos pratos mais famosos da culinária baiana, sendo vendido nas ruas pelas baianas de acarajé, que usam trajes típicos e panelas de barro.

O acarajé tem origem africana, sendo trazido pelos escravos que vieram da região do Golfo do Benim, onde o prato era chamado de àkàrà. O nome “acarajé” vem do termo iorubá “àkàrà-jé”, que significa “comer bola de fogo”, em referência ao modo de fritar o bolinho em óleo quente. O acarajé é um alimento sagrado para as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, sendo oferecido aos orixás em rituais.

Moqueca

A moqueca é um ensopado de peixe ou frutos do mar, cozido em um caldo de leite de coco, azeite de dendê, tomate, cebola, pimentão e coentro. É servida com arroz, farofa e pirão. É um prato típico das regiões litorâneas do Brasil, especialmente da Bahia e do Espírito Santo, que têm suas próprias versões da receita.

A moqueca tem origem indígena, sendo uma herança dos povos que habitavam o litoral brasileiro antes da colonização. O nome “moqueca” vem do termo tupi “moquém”, que significa “espeto” ou “grelha”. Isso porque os índios costumavam assar os peixes em espetos de madeira sobre o fogo, envoltos em folhas de bananeira ou de palmeira. Com a chegada dos portugueses e dos africanos, a moqueca foi sendo modificada e ganhou novos ingredientes e sabores.

Coxinha

A coxinha é um salgado de massa de farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio de frango desfiado e temperado. Tem formato de gota, para lembrar a coxa de galinha, e é empanada com farinha de rosca e frita em óleo quente. É um dos salgados mais populares e consumidos do Brasil, sendo encontrado em lanchonetes, padarias, festas e eventos.

A coxinha tem origem paulista, sendo criada no século XIX, durante a industrialização de São Paulo. Segundo alguns historiadores, a coxinha foi desenvolvida como um substituto mais barato e durável das coxas de galinha que eram vendidas nas portas das fábricas. Outros afirmam que a coxinha teria surgido na cidade de Limeira, feita pela primeira vez para o filho da princesa Isabel, que só comia coxas de galinha. Há ainda quem diga que a coxinha seria uma invenção dos escravos, que aproveitavam os restos de frango e os envolviam em uma massa de mandioca.

O nome “coxinha” vem do diminutivo de “coxa”, que é a parte do frango que deu origem ao salgado. O sufixo “inha” indica algo pequeno ou fofo.

Conclusão

Neste artigo, vimos as origens e os significados dos nomes de alguns pratos típicos brasileiros, como feijoada, acarajé, moqueca e coxinha. Aprendemos que esses pratos são frutos da mistura de culturas, ingredientes e sabores que compõem a gastronomia brasileira. Também descobrimos que esses pratos têm histórias curiosas e controversas, que revelam um pouco da nossa identidade nacional. Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com água na boca para experimentar essas delícias.

Deixa seu comentário abaixo depois dos anúncios.

Veja também artigos sobre:

Tecnologia no dia a dia

Receitas saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *