Os salgadinhos são uma paixão nacional e estão presentes em diversas ocasiões, como festas, lanches, reuniões e happy hours. Os salgadinhos são preparações que consistem em massas fritas ou assadas, recheadas ou não com ingredientes variados, como queijos, carnes, vegetais e doces. Os salgadinhos são práticos, saborosos e versáteis, podendo agradar a todos os paladares.
Mas você sabe como surgiram os salgadinhos mais famosos do Brasil? Você sabe quais são as receitas tradicionais dessas delícias? Neste artigo, vamos conhecer as receitas e as histórias por trás dos salgadinhos mais famosos do Brasil, como coxinha, pastel, empada, etc. Acompanhe!
Coxinha
A coxinha é um dos salgadinhos mais populares e queridos do Brasil. A coxinha é feita com uma massa de farinha de trigo e caldo de frango, que envolve um recheio de frango desfiado e temperado. A coxinha tem o formato de uma coxa de frango e é frita em óleo quente até ficar dourada e crocante.
A origem da coxinha é incerta e existem várias versões sobre a sua criação. Uma delas diz que a coxinha surgiu no século XIX, na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Segundo essa versão, a coxinha era o prato favorito do filho da princesa Isabel e do conde d’Eu, que moravam na região. O menino adorava comer coxas de frango fritas, mas nem sempre havia frango suficiente para atender ao seu capricho. Então, a cozinheira da casa teve a ideia de desfiar o frango e misturá-lo com uma massa de farinha de trigo e caldo de frango. Depois, ela modelou a massa em forma de coxa de frango e fritou. O menino adorou a invenção e a coxinha se tornou um sucesso1.
Outra versão diz que a coxinha surgiu no início do século XX, na cidade de São Paulo, como uma adaptação dos croquetes europeus. Segundo essa versão, os imigrantes italianos que trabalhavam nas fábricas paulistanas costumavam levar croquetes de carne para o lanche. No entanto, como a carne era cara e escassa na época, eles começaram a substituí-la por frango, que era mais barato e abundante. Além disso, eles mudaram o formato dos croquetes para ficarem mais parecidos com as coxas de frango que eles gostavam de comer aos domingos.
Pastel
O pastel é outro salgado muito famoso e consumido no Brasil. O pastel é feito com uma massa fina e crocante de farinha de trigo e água, que envolve um recheio de queijo, carne moída, palmito ou outros ingredientes. O pastel é frito em óleo quente até ficar dourado e sequinho.
A origem do pastel também é controversa e existem várias teorias sobre a sua origem. Uma delas diz que o pastel foi trazido pelos imigrantes chineses que vieram para o Brasil no século XIX. Segundo essa teoria, o pastel seria uma adaptação do rolinho primavera chinês ou do guioza japonês. Os imigrantes chineses teriam adaptado a receita original com os ingredientes disponíveis no Brasil, como farinha de trigo, queijo e carne moída.
Outra teoria diz que o pastel foi criado pelos portugueses que colonizaram o Brasil no século XVI. Segundo essa teoria, o pastel seria uma variação das empanadas espanholas ou das empadas portuguesas. Os portugueses teriam introduzido a receita no Brasil e teriam modificado a massa e o recheio com os produtos locais, como mandioca, milho e carne de porco.
Empada
A empada é um salgado assado que tem uma massa podre e quebradiça, feita com farinha de trigo, manteiga e ovos. A empada tem um recheio cremoso de frango, palmito, camarão ou outros ingredientes. A empada tem o formato de uma tortinha e é coberta com uma tampa de massa.
A origem da empada é portuguesa e remonta ao século XVII. A empada é uma versão menor dos empadões portugueses, que eram grandes tortas salgadas recheadas com carnes, peixes ou frutas. Os empadões eram consumidos pelos nobres e pelos viajantes, pois eram fáceis de transportar e conservar. Os empadões foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses, que adaptaram a receita com os ingredientes tropicais, como o palmito e o camarão.
A empada se popularizou no Brasil como um salgado típico das festas juninas, especialmente na região Nordeste. A empada também se tornou um salgado comum nas padarias e nas lanchonetes de todo o país, sendo apreciada por pessoas de todas as idades.
Conclusão
Os salgadinhos são uma parte importante da cultura gastronômica brasileira, sendo consumidos em diversas ocasiões e regiões. Os salgadinhos têm receitas simples e deliciosas, que podem ser feitas em casa ou compradas prontas. Os salgadinhos também têm histórias curiosas e interessantes, que revelam a sua origem e a sua evolução.
E você, gosta de salgadinhos? Você conhece algum outro fato ou curiosidade sobre os salgadinhos? Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo com os seus amigos!